31/05/2019 às 03:46 Dicas Casamentos

Conheça 10 rituais para deixar a sua cerimônia de casamento ainda mais inesquecível!

1658
4min de leitura

Quando falamos em casamento, nada representa mais a união do casal do que os votos trocados durante a celebração. E uma ideia que pode agregar ainda mais beleza e significado, são os rituais usados para isso. Existem diversos rituais e simbologias cada um com um significado em particular, e para ajudá-lo a escolher qual se enquadra mais com a sua personalidade, juntamos aqui 10 rituais, confira:

1. Ritual da árvore

Para esse tipo de cerimônia, o celebrante deve começar com um discurso explicando aos noivos a simbologia da planta em relação ao amor, que se bem cuidado, vai crescer, florescer e dar sombra ou frutos. Nesse momento, o casal deve colocar a semente no vaso e regá-la, como princípio dessa nova jornada. A plantinha deve ir para o novo lar onde deverá ser cuidada pelo casal.

2. Rito do Lava Pés

Essa cerimônia simboliza a humildade e a alegria de servir um ao outro, que se deve ter dentro do casamento. Inspirada no gesto de Jesus Cristo e seus discípulos, primeiro o noivo lava, enxuga e beija os pés da noiva. Na sequência, a noiva repete o gesto em seu noivo. Esse gesto simboliza a extrema doação do casal que, juntos, se dispõe a amar e respeitar um ao outro.

3. Ritual das Areias

O casal deve ter dois vasos com areia de cores diferentes. Eles vão despejando as areias dentro de um terceiro vaso, que deve estar vazio para receber as areias. Esse rito simboliza a união de duas vidas que, uma vez misturadas, nunca mais podem ser separadas. Além disso, o vaso pode ser levado para o lar do casal e além de simbolizar a união, ser um item de decoração.

4. Rito das Chamas

Nesse ritual, o casal escreve votos que se propõe a cumprir um com o outro e, no momento preparado pelo celebrante, dentro de um recipiente adequado para receber fogo com segurança, o fogo é aceso e o casal coloca esses votos dentro para serem queimado, se comprometendo a honrar o juramento escrito naquele papel.

5. Rito do Vinho

O celebrante faz uma mistura de dois tipos de vinhos, escolhidos pelo casal. Essa nova e única bebida deve ser totalmente degustada pelo casal. Na sequência, enrola-se a taça vazia em um tecido e coloca-se essa taça no chão. O noivo pisa em cima e quebra essa taça simbolizando que nunca mais, ninguém poderá beber nessa taça nem dessa bebida.

6. Rito das Velas

Esse ritual funciona da seguinte maneira: o celebrante ordena o momento certo em que o casal deve acender as suas velas e esse gesto simboliza que o casal assume que serão luz para o mundo e irão se amar e respeitar um ao outro por toda vida.

Além disso, a chama da vela lembra que o casal deve ser luz, espelho para outros casais. No exemplo de amor e cumplicidade que darão à sociedade e aos filhos.

7. Ritual da Caixa

Em uma caixa de madeira fechada (por pregos ou cadeado), devem ser guardados os votos dos noivos - feitos no altar -, junto com os votos de desejos e orientações dos pais e padrinhos. Assim, em momentos de dificuldades do casal, eles poderão abrir essa caixa, ler os votos e conselhos, lembrarem de tudo a que se propuseram no dia do casamento, para fazerem as pazes e seguir firmes no propósito jurado no altar.

8. Rito da Água

No rito das águas, os noivos tem a mãos lavadas pelo celebrante com água e sal. A água lembra que o relacionamento entre eles deve ser transparente. Já o sal, traz a lembrança que o amor deve ser o que dá sabor à essa união, e o tempero principal dentro de um relacionamento.

9. Ritual das Coroas

Os noivos são coroados pelo celebrante e elevados à patente de “reis da sua casa”. Eles devem reger seu novo lar e sua família com sabedoria, amor e respeito. O noivo deve proporcionar à sua amada um tratamento de rainha. A noiva, por sua vez, deve ter zelo para com seu noivo e tratar seu amor como um verdadeiro rei.

10. Rito da Bênção das Alianças

As alianças são um dos símbolos mais antigos do casamento, pois significam amor eterno. São círculos infinitos e usados no dedo anelar que, segundo os egípcios, possui uma veia que tem ligação direta com o coração.

O celebrante, abençoa as alianças com água benta trazendo proteção para esse casal e benção sobre as alianças, simbolizando o compromisso eterno do casal.

Todos eles lindos, não é mesmo? Espero que você tenha encontrado o que mais se parece com você e possa tornar o dia do seu casamento, ainda mais inesquecível.

31 Mai 2019

Conheça 10 rituais para deixar a sua cerimônia de casamento ainda mais inesquecível!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

10 lugares para você fazer seu ensaio fotográfico na Serra Gaúcha!

31 de Mai de 2019

Quem são os personagens do casamento além dos noivos?

01 de Mai de 2019

Uma nova era para nós! {Nova Identidade}

Se quiser, pode me chamar no whatsapp. :)
Logo do Whatsapp