Imagem capa - 5 Motivos Para Você se Preocupar com a SUA IMAGEM! por Eduardo de Moraes Oliveira
RetratosCorporativo

5 Motivos Para Você se Preocupar com a SUA IMAGEM!

Você já parou pra pensar o quanto a sua imagem importa?


Te convido a ficar até o fim aqui comigo e que vou te mostrar 5 motivos para você entender o valor que a sua imagem tem.

Eu poderia listar inúmeros motivos aqui para mostrar a importância da nossa imagem hoje, mas vou ficar nos mais importantes. 

Sem mais delongas, vamos lá!


1 - A porta de entrada


Se você parar pra analisar comigo, atualmente (em 2021) a maioria das pessoas que conhece você, o primeiro contato que ela tem é com o seu EU DIGITAL, afinal ela possivelmente chega em você pelo linkedIn, Instagram, site ou outro meio digital, que muitas vezes é até a solução de video chamada da sua empresa (Microsoft Teams, Skype, Google Meet, Webinar e etc..), essa pessoa vai com certeza ver a sua imagem antes de falar com você.

A primeira impressão sem dúvida nenhuma marca muito quando a pessoa conhece você, e ela pode em menos de 1 segundo criar um sentimento ruim ao olhar pela primeira vez pra você. Isso não sou eu que estou falando, é comprovado que nós criamos em menos de 1 segundo uma impressão sobre alguma pessoa, seja ela boa ou ruim.

Pra ser específico, 500ms é o suficiente para você criar uma pré-impressão de uma pessoa, e esse pode ser o ponto de partida pra você seguir em frente ou não com aquela pessoa.

Pense nisso!



2 - Estamos na era Digital / Autoconhecimento


O mundo é digital e você precisa se acostumar com isso. A pandemia acelerou muito a migração das empresas para o digital, desta forma o home office tornou as pessoas cada vez mais digitais. 

Sem dúvida você será visto primeiro digitalmente e depois presencialmente, então a mensagem que você irá passar com a sua imagem diz muito sobre o futuro dos seus negócios.

Assim como a sua imagem pode causar um a boa impressão e gerar empatia, pode afastar ou gerar desconfiança em uma primeira impressão. 

Conhecer o próprio negócio, saber a mensagem que você deseja transmitir, saber para qual público direcionar a mensagem e como direcionar é muito importante na construção do seu retrato.

Ser visto pelo seu público como profissional especialista é fundamental para gerar confiança e credibilidade. Quando as pessoas vão contratar serviços preferem fechar trabalhos com quem transmite confiança ou com quem transmite uma mensagem profissional.

Em muitos momentos você olha produtos para compra e acaba comprando pela embalagem mais atrativa não é? Da mesma forma é com a sua imagem, as pessoas com certeza irão valorizar a sua imagem.



3 - Mensagem Fotográfica


Falei um pouco sobre isso acima afinal este é um ponto muito importante. Qual a mensagem que você quer passar para as pessoas quando verem o seu retrato?

Que você é extrovertido, introvertido, receptivo, autoridade... 

Já pensou nisso?

Com base em uma série de critérios podemos comunicar de diversas formas e deixar a sua personalidade mais evidente. 

Um retrato corporativo não precisa ser clichê com poses decoradas. Cada retrato é único e atende a um propósito específico para comunicar a sua mensagem destacar a sua personalidade e transmitir o que há de melhor em você.  

É possível realçar suas qualidades de forma simples e direta, sem ser clichê. Nós construimos tudo isso de forma dinâmica e observando características e comportamentos de cada pessoa.

Se você não viveu essa experiência, se permita construir a sua própria imagem.


4 - Redes Sociais


Sua imagem é seu cartão de visita!


A cada dia estamos mais seletivos em relação a conteúdo digital, até pelo excesso de oferta e anúncios acabamos parando somente no que é atrativo.

Ao optar por criar uma imagem profissional, é possível criar publicações que transmitem mais confiança e personalidade para todos que chegarem ao seu conteúdo ou ao seu perfil digital, tornando seu perfil mais atraente que os demais. 

Você pode criar posts e materiais incríveis fazendo uso dos retratos em suas publicações, o que pode aumentar seu poder de influência e gerar mais engajamento em suas redes.

Sei que é clichê falar em engajamento mas infelizmente é o que move a rede social e a chance das pessoas contratarem um serviço ao qual se identificam desde a primeira impressão é muito maior.

Observe que você só para de "rolar o dedinho" quando algo lhe chama a atenção ou te prende na publicação, do contrário você passa batido. Ou então quando você está procurando um produto/serviço e entra em vários perfis e sites para comparar, qual o seu primeiro parâmetro? 

AS IMAGENS!

Nós compramos por imagem isso é fato.

Os números não mentem, uma pesquisa da TIC Domicílios 2019 apontou que mais de 130 milhões de brasileiros estão nas redes sociais, representando quase 70% da população. Dentre todas essas pessoas, 9 em cada 10 declaram acessar a internet todos os dias.



5 - Confiança


Por fim, queria dizer que nós não contratamos algo em que não confiamos.

Infelizmente nossa imagem fala muito sobre confiança e não é ser preconceituoso com imagens sem camisa, na praia ou com bebidas na mão, mas pense comigo.

Você está procurando um profissional por exemplo para cuidar da saúde de um familiar, e então você começa a busca por profissionais desta área. No meio do caminho você encontra um profissional cuja foto é feita por um profissional e mostra claramente seriedade, limpeza e empatia na foto de perfil deste profissional e o outro profissional a foto de perfil ele está sem camisa na praia com uma cerveja. 

Como comentei, não vejo problemas em fotos assim, porém você pode ter um familiar com problemas com bebida e automaticamente você irá descartar aquele profissional pela relação com a bebida. 

Tudo passa uma mensagem mesmo que inconsciente e você processa tudo o que você vê na imagem, elementos, cores, gestos, olhares, expressões, ou seja, tudo se comunica com você ao você olhar para uma foto. 

O mercado é extremamente competitivo e a atenção das pessoas é disputada o tempo todo, por isso é importante você fortalecer a sua imagem e a sua marca para que seu cliente se lembre de você pela sua singularidade.

Espero de coração que vocês tenham gostado dessas dicas e pensem com carinho na sua imagem e a importância que ela tem. Não apenas pelos motivos que listei acima, mas por que também ela marca um momento que você está vivendo e lá na frente você poderá ver como você era e lembrar o que você estava vivendo nesse momento da sua vida.

A fotografia guarda uma fração de tempo e serve como um ponto de marcação para no futuro você revisitar todos os sentimentos e lembranças que aquele momento te proporcionou. Nossa memória funciona de forma linear quando raciocinamos, isto quer dizer que pensamos uma coisa, depois outra e assim sucessivamente. Um pensamento vai puxando o outro e a fotografia é o gatilho para que todas essas lembranças venham a nossa memória.

Enfim, fiquem bem e lembrem-se que as portas do nosso estúdio estão abertas a todos que chegaram até aqui. 

Estaremos esperando com um cafezinho!

Forte abraço

Eduardo de Moraes