Imagem capa - Preciso escolher meu vestido de noiva e agora? por Eduardo de Moraes Oliveira
DicasCasamentos

Preciso escolher meu vestido de noiva e agora?

Eu percebo pelo que acompanho das noivas que fotografo que o vestido é na maioria das vezes o personagem principal do evento. Afinal, ele é o grande símbolo que destaca a noiva das demais convidadas - que também estão super bem arrumadas.

Por isso, muito mais do que lindo e cheio de detalhes, o vestido da noiva deve fazer parte da história da mesma. Deve estar de acordo com o seu estilo e a sua forma de pensar. Porém, escolher o vestido certo não é tarefa fácil.

Por isso, listei aqui algumas dicas que costumo dar para as noivas que tenho contato e que podem ajudá-la também a encontrar o vestido perfeito para o seu momento:

Entenda seu corpo

É muito importante para que você se sinta bem no dia do casamento que o vestido realmente fique confortável em você. Cada pessoa é diferente e isso que é o mais legal, a diversidade. Então, busque vestir algo que valorize o seu corpo, não se prenda nas revistas e no padrão de beleza das modelos que nelas estão.

Provar vários modelos também vai ajudar a entender que às vezes aquele vestido que você tinha em mente, nem sempre é o que vai ficar melhor em você. Importante considerar os modelos de vestidos que você já sabe que lhe caem bem. Se você não se sente à vontade com uma blusa tomara que caia, provavelmente não se sentirá à vontade com um vestido nesse modelo.

Estabeleça o valor limite que pode gastar

Defina o orçamento limite que você tem para gastar antes mesmo de sair de casa. E quando for sair a procura, já informe a sua consultora ou vendedora esse valor máximo. Assim você já começa evitando frustrações amando um modelo ao qual você não poderá levar.

Geralmente, as noivas costumam poupar 15% do valor do orçamento do casamento para o seu vestido, incluindo, claro, os acessórios utilizados. Não esqueça que além disso existem possíveis ajustes, taxas de entrega e outras despesas que podem surgir no meio do caminho. Procure não comprometer todo o orçamento na largada para não correr riscos depois.

O vestido deve estar de acordo com a cerimônia

Onde será a sua cerimônia de casamento? Praia, pé na areia, no campo? Optou pelo tradicional na igreja? Esses detalhes são muito importantes na hora de escolher o vestido ideal para o seu casamento. Já pensou escolher um vestido cheio de camadas e rendas para casar na beira da praia com sol e vento?

Cuide ao optar por modelos mais volumosos: apenas se for em um local fechado, igreja, um salão, etc. Se for durante o dia e ao ar livre, vestidos mais leves que não serão nem tão quentes, nem perderão o visual ao vento. Por isso vale a pena considerar sua cerimônia antes da escolha do vestido. ;)

Comece a procurar com antecedência

O prazo ideal para que você comece a busca do seu vestido é de 6 a 9 meses antes da cerimônia. Isso porque, muitas noivas demoram para escolher o modelo que agrade tanto ao bolso quanto a expectativa dela. Por isso, o ideal é trabalhar com folga. Se você encontrar antes, melhor ainda, mas se não encontrar, não irá se desesperar às vésperas do casamento.

Outro fator, é se você decidir mandar fazer seu vestido, quanto mais elaborado o modelo, mais tempo levará para confeccioná-lo, encontrar os tecidos certos, o bordado ideal, etc. Não arrisque ficar com poucas opções e ainda pagar mais caro pela urgência!

Pesquise antes de sair comprando

Algo bacana antes de sair a procura fisicamente é fazer uma busca online do que a agrada, e modelos que você acha que lhe cairão bem. Assim, ficará mais fácil para você filtrar na loja o que provar, dentre tantas opções que lhe serão apresentadas.

Leve junto suas inspirações, fotos de vestidos que gostou, estilos que você se identifica: decotes, caudas, silhuetas, tecidos, enfim, tudo que você achar que pode ajudá-la nessa missão. Uma dica bacana é o site de compartilhamento de imagens Pinterest que é conhecido como o maior banco de referências que existe.

Espero que depois dessas dicas, fique ainda mais fácil encontrar o vestido dos seus sonhos e para inspirá-la, deixo aqui alguns vestidos lindos de noivas que tive o prazer de fotografar.