Imagem capa - Fotografia documental: família por Eduardo de Moraes Oliveira
Dicas

Fotografia documental: família

Você já ouviu falar sobre fotografia documental? É algo diferente do que estamos acostumados a ver nosso dia a dia. Apesar de ser muito focado em eventos, gosto muito das outra faces que a fotografia nos permite, e uma delas é a documental.

Isso, porque muito além de capturar um momento especial, você tem a oportunidade de conhecer mais a fundo a pessoa ou o grupo que está fotografando, é algo mais simples, mais íntimo, mais o real do dia a dia.

E além disso, o que mais me fascina na fotografia autoral é trabalhar com famílias. Estar juntos de uma família me mostra coisas extraordinárias. Você se insere no meio deles, e percebe todo o afeto e amor que eles compartilham. Eles se tornam mais abertos, e se permitem ser eles mesmo.

E você começa a fazer parte daquilo. Essa vivência é algo que conta muito, faz com que os registros se transformem em algo nostálgico, e que anos após, ao rever esse relato, crie um ar de saudade e irão transportar quem vivenciou tudo aquilo momentos únicos.

Se você é fotógrafo, te indico testar, isso com certeza irá mudar a sua forma de enxergar a fotografia. E para as famílias que têm dúvidas em se arriscar a fazer um ensaio nesse formato, é algo que você vai guardar para eternidade.