Imagem capa - ​Como escolher o local para fazer o Ensaio? por Eduardo de Moraes Oliveira
EnsaiosDicas

​Como escolher o local para fazer o Ensaio?

Como escolher o local para fazer o Ensaio?

Boa tarde pessoal, vou abordar uma das situações bem típicas que encontramos.

O famoso local para fazer o ensaio.

Então, como escolher o local?

É uma pergunta comum, mas gera bastante dúvida em todos os casais que querem fazer um ensaio, seja de pré-casamento, um ensaio de namorados ou até um ensaio família.

Acredito que seja normal pensarmos em um lugar paradisíaco, com por do sol, e um cenário perfeito. Claro que se procurarmos na internet, muitas das fotos que iremos encontrar são em locais assim, pois qualquer fotógrafo gosta de colocar de capa uma foto com um belo por do sol, ou fotos no famoso momento da Golden Hour (exatamente o momento em que a luz está mais dourada no final do por do sol).

Mas a primeira pergunta que eu faço é: Esse local faz sentido pra vocês?

Acredito que essa seja uma boa reflexão. Adianta fazer fotos em um local cheio de natureza, belas árvores, passarinhos, se o casal é totalmente urbano e não gosta do contato com a natureza? Faz sentido?

Ou então, fazermos fotos no meio dos parreirais e o casal sequer conhece uma uva?

Confesso que prefiro muito fazer fotos na sala de casa, do que em uma situação dessas. Afinal, muitos não se dão conta, mas a sua casa é um local que faz muito sentido pra você. Afinal, em muitos casos você batalhou para ter a casa do seu jeito, e tem muita história por trás do seu "LAR".

Não estou dizendo que temos que fotografar na sala de casa, o que estou tentando é forçar a seguinte reflexão.

Qual local é importante para vocês? O local que vocês se conheceram talvez?

Ou a casa dos seus avós que você passou a infância brincando e era vizinho do seu companheiro (a)?

Ou talvez, aquela sorveteria que vocês trocaram o primeiro olhar antes de tudo acontecer.

As vezes é tão simples reconhecer lugares importantes, porém cria-se um "pré-conceito" de que, "Imagina fotografar na sorveteria, as fotos vão ficar estranhas".

Essa missão cabe ao fotógrafo extrair o máximo do local, sendo que o casal vai possuir uma conexão com aquele local e poderá facilitar muito na direção do casal e também no resultado das fotos.

Já pararam pra pensar quantas histórias e sentimentos bons vem a sua cabeça quando você volta em um lugar que fez parte da sua história?

Por que não fotografar ali?

Acredito que você possa ser muito mais feliz neste local, do que em um lugar que você se sinta desconfortável ou talvez não tenha nada a ver com vocês dois.

Toda fotografia deve passar uma mensagem, e essa mensagem está totalmente relacionada ao momento. Se naquele momento você estava feliz e com muitas boas lembranças vindo a tona, isso com certeza vai transparecer nas fotos, e a cada vez que vocês olharem para elas, lembrarão que foram feitas em um local que fez parte da história de vocês, ou talvez tenha "a cara de vocês".

A fotografia será a lembrança que vocês terão daquele momento, daquela fase da vida, e ela deve passar alguma mensagem e não apenas mostrar um belo local.

Então, convido você a pensar, qual local tem a ver com você e faria você ter uma doce lembrança?

Talvez este local esteja esperando por você para deixar boas memórias de momentos que ficarão na sua história e é claro, no seu coração.

Espero que a leitura possa lhe ajudar nessa difícil escolha e que se você encontrar o local, eu possa estar lá junto para guardar esse momento!

Um forte abraço!

Eduardo de Moraes