Imagem capa - Como ter um plano B para o seu casamento ao ar livre por Eduardo de Moraes Oliveira
DicasCasamentos

Como ter um plano B para o seu casamento ao ar livre

Ter seu casamento ao ar livre é o sonho de muitas pessoas. A luz do sol, os convidados sentindo a brisa.. Nada mais lindo do que celebrar o amor perto da natureza. Porém, a natureza pode pregar peças em você, e como estar preparado para elas? E se chover? E se tiver muito sol?

Para não transformar seu sonho em pesadelo, o ideal é que você sempre tenha um plano B na manga, já incluindo o projeto de decoração e logística, independente de ser uma montagem de estrutura ou a mudança de local.

E para ajudá-lo, confira abaixo as nossas dicas para estar preparado para qualquer imprevisto:

A primeira coisa a ser pensada, é se o casal está seguro com a decisão, considerando todos os prós e contras que essa cerimônia pode oferecer, afinal, um dos fatores primordiais para escolher uma cerimônia ao ar livre é a beleza do lugar e dos registros.

Depois disso, é imprescindível que você conte com uma equipe profissional que o assessore no planejamento e organização, para poder avaliar o espaço durante a visita técnica e as prioridades dos noivos para as decisões a serem tomadas no plano B. Conhecer todos os detalhes do espaço e se antecipar à possíveis problemas, pode ser a chave para que tudo ocorra da melhor forma possível, caso seja mesmo necessário o plano B.

Mesmo que ao ar livre, para que tudo seja perfeito, é preciso contar com uma estrutura. No momento de escolher o local, verifique se ele fornece tudo que você precisa, lembrando que além da chuva, existe a possibilidade de vendavais e incidência de insetos, ao optar por casar ao ar livre.

Não podemos esquecer também do conforto dos convidados, principalmente em casos de chuva. Eu recomendo e acho muito interessante a utilização de pergolados com cobertura transparente, que além de proteger da chuva, em caso de muito sol, garante que os convidados ficarão a vontade.

Uma ideia também muito bacana, se a chuva for leve, é utilizar guarda-chuvas, e ainda compor o cenário da cerimônia. Se você é mais clássica, a ideia é apostar em guarda-chuvas transparentes, que garante, a claridade, mas se você for uma noiva mais ousada, pode-se também usar guarda-chuvas coloridos que vão dar ainda mais vida para a festa e os registros.

Independente da saída que você tenha como plano B, é importante que você tenha extremo cuidado na escolha dos fornecedores. Caso eles não conheçam ainda o local do evento, promova uma visita técnica com tempo hábil para replanejar alguns detalhes. Só assim, conhecendo a estrutura eles poderão definir a melhor entrega para atingir seus objetivos e anseios, além de sugerir ideias que você nem imagina.

Lembre-se: a decisão de contratar uma estrutura ou mudar o local, deve ser tomada desde o momento da escolha do local, e algumas questões devem ser levadas em consideração, como: o espaço cabe uma cobertura? Vai ficar bonito com cobertura ou pergolado? Onde você vai conseguir tantos guarda-chuvas iguais? Entre outras tantas que podem surgir no meio do caminho. Para isso, conte com a equipe que fará a organização para ajudá-lo na tomada dessas decisões, para analisar a viabilidade das ideias.

E por fim, pondere as suas expectativas, as vantagens e desvantagens, para só assim, tomar a melhor decisão para a escolha do local da sua cerimônia. ;)

Ficou curioso para ver algumas cerimônias ao ar livre e se inspirar? Então confere a nossa galeria de imagens aqui.