31/05/2019 às 03:34 Casamentos

Dicas para seu Mini-Wedding

472
6min de leitura

Olá Noivos e Noivas!

Estou escrevendo este post para falar um pouco sobre uma forma de casamento que está tendo muita aderência no mercado de casamentos.

O famoso Mini-Wedding.

Mas o que é afinal esse tal de Mini-Wedding? Quais são as características dele?

O Mini-Wedding, é um casamento mais íntimo, com um número de convidados pequeno de até 100 pessoas. Definitivamente o MW é para você escolher as pessoas realmente próximas e esquecer aquele parente que você não vê a mais de 1 ano e sequer sabe seu telefone. A ideia é que por ser um casamento "menor", seja destinado para as pessoas da família e amigos mais próximos e que também, possa refletir a verdadeira identidade do casal. O MW abriu possibilidades para muitos noivos explorarem lugares menores, ao ar livre, em casa, na chácara, em restaurantes aconchegantes e muitas outras possibilidades que passavam despercebidas em casamentos maiores.

Mas aí vem a seguinte pergunta: O MW é mais barato?

Acho que a resposta mais sensata é, depende!

Vamos a alguns "poréns".

Via de regra quando o casamento é menor, fica mais fácil de organizar, mais simples de achar um local aconchegante (pois você pode fazer em casa, em um café, em um sítio, restaurante, casa da praia, quiosque e etc..), afinal se torna mais fácil acomodar poucas pessoas.

Os investimentos teoricamente diminuem e você pode focar no que realmente importa.

Porém, acontece também que como tudo fica menor, alguns casais resolver investir mais nas coisas principais, e muitas vezes acaba saindo mais caro do que você imagina. Por isso é importante buscar uma assessoria (cerimonial), para que você possa planejar de uma forma mais precisa o seu casamento. Cerimonialistas são muito importantes pois possuem todos os contatos e sabem exatamente como fazer tudo para dar certo. Afinal você não vai querer se estressar até o último fio de cabelo porque os docinhos não chegaram, ou até porque os convidados chegaram e não sabem o que fazer. Por isso, não esqueça deles pois eles farão seu dia ser perfeito e farão com que você realmente aproveite seu casamento e não passe o dia inteiro trabalhando.

Mas vamos a alguns pontos importantes:

Se você está pensando em fazer um MW, defina primeiramente a cerimônia que mais tem a ver com o casal. Se vocês são pessoas mais simples e descomplicadas, procurem um local que seja definitivamente "a cara de vocês", procurem uma decoração que valorize o ambiente e que não seja nada exagerado. Busquem conhecer as diversas formas de cerimônias (cerimônia celta, das areias, ritual da árvore, ritual da lavagem dos pés, rito das velas, rito do fogo, ritual do vinho e muitos outros...), pois cada uma delas transmite uma mensagem e pode deixar seu casamento ainda mais lindo e marcante.

Adote o "Faça Você Mesmo".

Isso mesmo, se o casamento é para poucas pessoas, por que não fazer você mesmo os detalhes mais belos do seu casamento? Por que não fazer as lembranças com algo que realmente represente vocês?

Lembrancinhas, convites, arranjos de mesa, porta-guardanapos, e muitos outros detalhes podem ser customizados por vocês, para que o casamento fique com a identidade de vocês.

Isso não quer dizer que você terá que fazer tudo, pelo contrário, você deve sim buscar fornecedores bons que te auxiliem, mas por ser um casamento menor, é possível fazer uma série de adequações para não estourar o orçamento.

Na decoração: O MW combina com simplicidade e bom gosto. Por isso, os estilos rústico e boho chic geralmente são boas opções. Você poderá deixar até seus convidados mais a vontade para roupas mais leves e confortáveis.

Sobre as flores: as pequenas funcionam bem e ficam super delicadas. Mini-rosas, margaridas, girassóis, lírios, mosquitinhos e astromélias são boas dicas para decorações mais leves e delicadas.

E a música? O queacha de levar aquele violãozinho, voz e um violino? Esta é uma boa pedida para um som mais leve e emocionante. Música ao vivo sempre torna o casamento mais interessante e assim você pode personalizar as músicas do jeito que você quiser. Um piano, voz e violino são ótimas combinações!

O que é importante salientar?

MW não é sinônimo de "casamento barato". Diferente do que muitos pensam, o MW pode tornar-se mais caro dependendo das escolhas dos noivos.

Não esqueça de contratar um bom fotógrafo, um bom cerimonialista para lhe ajudar em todos os detalhes (que são muitos), uma boa equipe de vídeo para que você possa ter a experiência de escutar um pouco da trilha daquele dia e claro, não esqueça da decoração do ambiente para que fique com o jeitinho de vocês.

Boas escolhas tornam o casamento mais íntimo, aconchegante e econômico, porém você não pode abusar dos pontos principais e daquelas coisas que não podem faltar (vestido da noiva, terno do noivo, cabelo e maquiagem, buquê, alianças, comida, bebida, doces e etc...).

Para concluírmos com algumas dicas rápidas, pegue o seu bloquinho e anote!

- Tipo de refeição: Escolha o que você gosta de comer e que seus convidados estão acostumados comer. Não invente moda, sirva o que vai deixá-los felizes e de barriga cheia. Pessoas bem alimentadas são sempre mais queridas! (é sério!) hehehe...

- Variedade de bebidas: Tome cuidado, a bebida é algo difícil de estimar um consumo, então sempre chute para cima, pois se der menor a conta você não fica tão frustrado.

- Doces e bolo: Hoje temos muitas opções de escolha neste aspecto. Procure com calma, prove e peça dica de confeitarias boas ao cerimonial e ao fotógrafo pois eles sempre conhecem! ;)

- Lembrancinhas: Mão na massa "fio"! (faça você mesmo!).

- Lista de convidados: Você precisará cortar sem dó. Enxugue o máximo e deixe realmente as pessoas importantes, afinal o Zézinho que você não vê há 5 anos e nem sabe se está gordo ou magro provavelmente não fará a diferença em um momento tão íntimo. Divida esse momento com quem realmente aprecia estar ali com vocês.

- Aluguel de espaço: Procure primeiro de tudo, o local que seja a sua cara. Defina o número de convidados e procure locais menores e mais íntimos, afinal eles tendem a ser mais baratos e acessíveis. Hoje temos muitos ambientes preparados para MW.

- Flores: Busque as flores que combinam com seu tipo de casamento, mas permita-se ousar na decoração, combine o azul e amarelo e não tenha medo de fazer simples mas bonito. Faça pequenos detalhes, mimos, coloque uma plaquinha para receber os convidados e um lencinho para quem se emocionar. Estas coisas não custam nada perto do aconchego que elas proporcionam.

Foto e Vídeo: Prometo não puxar a brasa para o meu assado, mas não economize tanto em fotografia e vídeo, afinal, após o casamento será a única recordação que poderá fazer vocês relembrar aquele momento. Não abra mão de um belo álbum de casamento que passará pelas mãos da família toda para relembrar aquele dia, e ficará por gerações e gerações como legado de sua família. Não abra mão de escutar a música que você escutou ao ver ela entrar tão linda para te encontrar.

Lembrem-se do ditado "o barato que sai caro" afinal ele se aplica muito a fotografia e vídeo. Desconfie de valores muito abaixo do mercado pois pode ser que sua entrega seja decepcionante. Com certeza tudo que você menos vai querer é não receber suas fotos e vídeos do casamento, então, busque bons profissionais, vá visitá-los, converse com eles e definitivamente, compre as pessoas que estarão lá com vocês. Bons profissionais e boas pessoas com certeza lhe proporcionarão bons resultados. Busque indicações, veja um álbum de um casamento inteiro, tome um café com eles e negocie olhando no olho e não por email. Tire um tempo para buscar estes profissionais (de preferência com bastante antecedência para garantir a agenda), pois eles serão os responsáveis por guardar esse momento tão importante.

- Cerimonial: Mesmo sendo pequeno, não abra mão! Afinal você precisa aproveitar seu casamento e não ficar trabalhando o dia todo para organizá-lo. Estes profissionais farão com que tudo em seu casamento corra dentro do previsto, então delegue para eles esta missão e não para sua amiga que também irá querer aproveitar o casamento com você. Desculpe a sinceridade mas o cerimonialista é muito importante, pois ele saberá lidar com situações adversas, buscar fornecedores, cobrar e organizar cada detalhe. Se você delegar a uma pessoa que não possua experiência a margem de erro é muito maior e ela não irá aproveitar o seu casamento com você. Pense nisso!

Bom, vou ficar por aqui pois preciso deixar assunto para um próximo post! :)

Espero que tenham gostado das dicas e que seu Mini-Wedding seja lindo!

Se precisar de algo, conte comigo!

Abraços apertados em todos que lerão até o fim! hehehe...

Se você gostou, clique aqui e confira mais 10 dicas para gastar de forma inteligente no seu casamento! :)

Eduardo de Moraes

31 Mai 2019

Dicas para seu Mini-Wedding

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

bride casamentos caxias do sul dicas fotografia de casamento fotografo de casamento fotografo de casamento caxias do sul mini-wedding noiva noivo serra gaucha wedding

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

10 lugares para você fazer seu ensaio fotográfico na Serra Gaúcha!

31 de Mai de 2019

Quem são os personagens do casamento além dos noivos?

01 de Mai de 2019

Uma nova era para nós! {Nova Identidade}

Se quiser, pode me chamar no whatsapp. :)
Logo do Whatsapp