08/06/2019 às 02:38 Dicas Casamentos

10 dicas para economizar no casamento dos seus sonhos!

425
6min de leitura

Fazer a festa de casamento dos seus sonhos ás vezes pode parecer mais sonho mesmo do que realidade. Afinal, todos sabemos que uma grande festa geralmente é sinônimo de grandes investimentos. Mas você sabia que isso pode ser contornado? Isso mesmo, e pra te provar, desenvolvemos 10 dicas infalíveis para você gastar de forma inteligente e poder realizar uma festa inesquecível. 

Confira:  

1 - Casal que planeja unido, economiza unido

Todo casal tem um lado que é mais razão e o que é mais emoção. Na maioria dos casamentos a noiva é quem se envolve mais no planejamento, porém, planejar conjuntamente, apesar de mais trabalhoso, pode ser a opção certa para reduzir custos. Enquanto o que é mais emoção pensa em todos os detalhes, o lado razão consegue observar friamente onde estão extrapolando no orçamento. O desejo conjunto de fazer um casamento bacana e mais uma dose de tolerância de ambas as partes, pode tornar o planejamento perfeito para os desejos e o bolso do casal. Uma dica bacana é a leitura do livro do Gustavo Cerbasi, Casais inteligentes enriquecem juntos, da Editora Sextante.

2 - Aposte no: faça você mesmo

Existem coisas que são muito simples de serem feitas por você mesmo, como os lencinhos de papel pro chororô geral que a emoção do casamento desperta nos convidados. Claro que não é algo simples, mas hoje em dia com a alta do Do It Yourself (DIY), você encontrará uma gama infinita de tutoriais na internet que o irão ajudar nessa missão. Além disso, se você comprar por atacado na internet, pode economizar de 20 centavos à 5 reais por unidade, dependendo do modelo que você for escolher.

3 - Destino dos sonhos? Garanta sua Lua de Mel

Uma maneira de economizar na Lua de Mel é usar as poupanças para viagens que as agências de turismo oferecem. Os convidados podem “dar o seu presente” em forma de crédito para você usar na sua viagem dos sonhos. Além de facilitar a vida de quem tem que escolher um presente, você economiza em mais um dos itens do seu casamento. Algumas dicas de sites: CVC e Quanto Custa Viajar.

4 - Crie parceria com seu salão de beleza

Tem um cabeleireiro e/ou maquiador favorito? Faça uma parceria. Ofereça para as madrinhas e convidadas mais íntimas a possibilidade de se embelezar com o profissional de sua indicação. Com ele estabeleça a parceria, como por exemplo, ao trazer mais 5 pessoas pra cabelo e make você não precisar pagar o seu, ou até uma porcentagem de desconto. É marketing pra ele e benefício para você! Se você não tem um cabeleireiro/maquiador favorito, peça dicas ao seu fotógrafo, pois possivelmente ele conheça muitos salões e até já possua parceria com algum para lhe indicar.

5 - O vestido da noiva!

Existem alguns sites internacionais de compras que comercializam vestidos de noiva lindíssimos a baixo custo. Alguns vestidos são clones dos modelos utilizados por famosos no mundo fashion. Se a noiva tiver tempo (porque demora de dois à quatro meses pra chegar) e conferir as medidas corretamente , existe uma grande chance de fazer uma boa economia e arrasar no visual. Alguns sites para você conferir: Light in the box e Aliexpress. Lembrando que os sites da China, você precisa considerar a tributação em valores acima de U$ 50,00, e uma possível demora para a entrega.

6 - Menos é mais

Isso mesmo, depois de estar presente em tantos casamentos, percebi que as coisas mais simples se tornam as mais belas. Fui em muitos casamentos em que a noiva fazia ela mesmo muitas das partes da decoração. Tudo aquilo carregava uma bagagem de sentimentos que acabavam fazendo muito mais sentido para o casal. Você pode até achar que não é a sua praia fazer a própria decoração, mas não é necessário muita experiência para confeccionar alguns itens como lembrancinhas, dobrar um guardanapo e colocar uma fita. Você só precisa de força de vontade e dedicação para transformar o seu momento em algo mágico. Fica a dica: dedique tempo as pequenas coisas, que você vai economizar e ainda vão ficar com a sua cara! Outra coisa, você pode pedir ajuda a pessoas que você confia para essa missão ;).

7 - Lista de convidados

Nesta dica, me permitam ser um pouco mais duro: sinceramente, você acha que deve convidar todo mundo? O casamento não deve ser encarado como uma convenção social, onde você precisa convidar todos os amigos dos seus pais, primos, tios, sobrinhos, papagaio, etc. Não deixe que uma lista gigante com pessoas que você nem convive impacte o orçamento do seu casamento. Convide as pessoas que são importantes para você e que você possui contato diário ou pelo menos uma vez a cada seis meses. Porque, pare para pensar, uma pessoa que faz mais de 6 meses que você nem dá um "oizinho", fará diferença na sua festa? A sua lista vai mudar toda semana até você entregar os convites, isso é normal, pois todos nós temos pessoas que entram e saem do nosso círculo de convivência. Procure gastar energia para convidar as pessoas que realmente fazem sentido para vocês, e não apenas por convenção. Cabe a você explicar posteriormente que você precisou diminuir os convidados por causa do orçamento, afinal, se a pessoa não entender é porque realmente não é seu amigo. Então, enxugue essa LISTA!

8 - Convites

O preço dos convites pode variar bastante conforme o papel e o calígrafo. Lembre-se que você pode economizar muito neste item, porém ele dará o tom da festa e às vezes os convidados escolhem até suas roupas baseados no estilo do convite, mais formal ou mais descolado. É possível investir em sites também, que além de fazer os convidados entrarem no clima da festa, podem cumprir um papel ainda mais importante, pois alguns deles permitem aos noivos receber o valor dos presentes em dinheiro. Em sites como o iCasei e o Casar.com, os noivos criam listas “fictícias” e recebem o dinheiro correspondente ao produto ou ao item da viagem de Lua de Mel. Muitos casais têm usado esses sites para cobrir parte dos gastos da festa e da Lua de Mel com os valores dos presentes. Lembre-se do que falei acima para os convites, às vezes MENOS é MAIS. Não esqueça de especificar o tipo de roupa e salientar informações sobre a confirmação da presença.

9 - Cerimonial

Esse é um ponto muito importante. Contratar organizadores de evento e assessorias profissionais para se encarregar da organização do casamento pode ajudar a baratear muitas coisas, pois bons profissionais mantêm relacionamentos com fornecedores e podem ter mais experiência em "pechinchar" e contratar serviços. Além claro, de manter tudo sob controle. Lembre-se: esse será o dia do casal, e ficar se preocupando se tudo vai dar certo, só vai tirar o brilho do evento e vocês do sério.

10 - Pague tudo antes!

Planeje o casamento com antecedência. Eu sempre recomendo a começar a pensar um ano antes da cerimônia, até porque os locais de eventos costumam ser muito disputados e possuem uma fila anual de espera. Reserve o Fotógrafo, estes também possuem uma agenda complicada devido às reservas com antecedência, e assim você consegue diluir os pagamentos até o dia do casamento, o que ajuda muito a chegar ao grande dia sem contas. O correto é não aparecer nada para pagar depois da festa, mesmo isso acontecendo com uma coisa ou outra. Além de evitar acumular contas para depois, você ainda pode pedir descontos e reduzir seus gastos, investindo esse valor em outros detalhes da sua festa.

Espero que tenham gostado das dicas, elas foram elaboradas com todo carinho pela Anelise de Moraes Oliveira Duarte, que já foi noiva e utilizou muitas destas dicas para economizar no grande dia e por mim que estou presente em muitos casamentos e quero muito compartilhar estas experiências com vocês! 

Divida sua opinião conosco, mande e-mail, se cadastre, mande whats, sinal de fumaça, mensagem no facebook, como quiser. Todas serão bem-vindas e respondidas o mais breve possível!  

08 Jun 2019

10 dicas para economizar no casamento dos seus sonhos!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamentos fotografia de casamento mini-wedding wedding

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

10 lugares para você fazer seu ensaio fotográfico na Serra Gaúcha!

31 de Mai de 2019

Quem são os personagens do casamento além dos noivos?

01 de Mai de 2019

Uma nova era para nós! {Nova Identidade}

Se quiser, pode me chamar no whatsapp. :)
Logo do Whatsapp