31/05/2019 às 03:52 Dicas Casamentos

Vou casar e agora??

568
5min de leitura

Vocês finalmente resolveram dar aquele passo importante: o casamento. Mas por onde começar a planejar? Como tenho algum tempo de experiência nesse ramo, resolvi compartilhar com vocês alguns pontos importantes para se atentar na hora de planejar o seu casamento. Espero que depois de ler, você saiba exatamente quais passos tomar. Vamos lá?

1. Cores e decoração

Geralmente muitos deixam cores de decoração da equipe que está organizando o casamento. Porém é muito importante colocar um pouco dos noivos nessa questão. Levar em consideração os gostos de ambos, além de dar o toque todo especial, vai tornar a decoração mais aconchegante. Conversem com o decorador e exponham suas idéias para chegar em um ponto comum. Não esqueçam, que as cores podem ter relação com as cores utilizadas na vestimenta dos padrinhos, para criar uma harmonia entre o conjunto.

2. Iluminação

Ligada diretamente a decoração do espaço, a iluminação irá contribuir para a qualidade da fotografia e do vídeo. Por isso a dica principal é: não economize quando o assunto for decoração. Claro, tudo deve ser pensado para conferir ao espaço o melhor resultado possível, luzes pontuais e um local bem iluminado faz toda diferença. Procure tomar cuidado apenas com variações de luz (amarela e branca) no mesmo ambiente, para criar uma harmonia e não esqueça dela no momento da dança, pois ela pode tornar o clima mais propício e ajudar a deixar o casal um pouco mais a vontade.

3. Fotografia

Quando forem procurar um fotógrafo, fiquem bem atentos ao estilo de fotografia e principalmente a pessoa do fotógrafo. Hoje a fotografia vai muito além do clique, afinal o fotógrafo acaba se envolvendo em muitos detalhes do casamento que talvez você não faça nem ideia. Por isso esse profissional acaba de tornando um amigo, e como tal, deve ser alguém com quem você se identifique, além claro, de passar confiança do seu trabalho. Se ele não passar confiança pra você, já é um bom motivo para você repensar. Digo isso pelo fato de que talvez você não receba o que espera. Lembre-se: depois que a festa acaba, o que fará você recordar dos momentos que passaram serão as fotografias.

4. Vídeo

Fazer foto ou vídeo no seu casamento? Normalmente esta questão gera um dilema, afinal, diante de inúmeros gastos que temos em um casamento, é natural que seja necessário equalizá-los. Porém neste ponto acho importante explicar que a foto e o vídeo se completam e não se dividem. A fotografia deixará o instante, o momento em que as coisas aconteceram. O detalhe da lágrima, do movimento, da emoção, ficará em uma imagem. O vídeo proporciona o que complementa a foto, ou seja, a trilha sonora e o detalhe da cena de como aconteceu. Para quando você quiser chegar mais próximo ao momento, poder sentar ao sofá e assistir de novo como tudo aconteceu. Por isso que é impossível escolher entre foto e vídeo.

5. Igreja ou ar livre?

Independente de religião, a escolha do local da cerimônia deve estar de acordo com a vontade dos noivos. Particularmente, acho lindo a cerimônia ao ar livre e acredito que ela combine muito com outros tipo de cerimônia, como a Celta, Ritual da Areia, e etc. Afinal o contato com a natureza e a opção de casar com um belo pôr do sol é simplesmente deslumbrante. Claro que temos que contar com fatores climáticos e a probabilidade de chuvas é muito grande. Mas, para isto existem o famoso Plano B, que nada mais é, que uma segunda alternativa.Se você mora na Serra Gaúcha, terá muitas opções de locais muito bonitos para considerar essa ideia.

6. Com que roupa, eu vou?

Esta é uma questão bem delicada, afinal estamos muito acostumados com o clichê dos convidados irem de terno e vestidos longos. Mas acredito que a roupa deve estar de acordo com a cerimônia escolhida. Se for ao ar livre, por exemplo, o que se pede são roupas mais leves e claras, que além do efeito visual, deixam os convidados mais a vontade. Em relação a roupa dos noivos, muitos noivos estão explorando usar tons de azul e noivas explorando outras cores além do branco. Mas a premissa máxima para essa questão, é considerar como você se sente bem e gostaria de estar (e que seus convidados estejam) nesse dia tão especial.

7. Fotos com convidados

Fazer ou não fazer? Sinceramente, acredito que esta questão é muito pessoal de cada casal, afinal para alguns é muito importante este registro para guardar a memória de todos que estiveram no casamento. Mas se eu puder te dar uma dica: fotos com família e padrinhos, devem ser feitas, afinal são retratos que você fará questão de olhar, pois são as pessoas mais importantes da sua vida. Isso não quer dizer que os demais convidados não sejam, mas às vezes quando temos muitos convidados (acima de 200), fica um pouco mais complicado fazer fotos com todo mundo. Nesta questão, eu sempre sugiro ao casal que combine com o fotógrafo, caso optem por não fazer as fotos com todo mundo, para que sinalizem as pessoas que você deseja que apareçam mais nas fotos. Afinal, muitas vezes diante de tantos convidados, alguns acabam indo embora cedo ou até não participam da festa e acabam não aparecendo muito nas fotos. Porém se você fizer questão de que fazer fotos com todos os convidado, o ideal é organizar com o cerimonialista para que encaixe um tempinho para isso.

8. Lembrancinhas

Lembrancinhas é algo que temos inúmeras possibilidades, afinal assim como temos noivas que preferem fazer as próprias lembrancinhas e deixar o seu toque de carinho em cada uma delas, temos noivas que preferem escolher alguma lembrancinha que seja útil para cada convidado. Às vezes a simplicidade faz toda a diferença, afinal será apenas um mimo que o seu convidado irá levar como recordação. Vejo que muitas lembrancinhas são personalizadas conforme a vida do casal, ou seja, se o casal trabalha no ramo alimentício, pode elaborar compotas ou kits com produtos que eles mesmo produzem, ou se a noiva trabalha com cosméticos, pode-se montar um kit com artigos de perfumaria e etc. Basta vocês usarem a sua criatividade.

9. Comida e bebida

O que você gosta de comer? Você prefere um bom e velho churrasco (tradicional da região sul), comida italiana e aquela polenta na chapa, ou talvez um buffet à francesa? O melhor aqui é oferecer o que nós gostamos de comer. Claro que o ideal é chegar em um cardápio que tenha uma boa aceitação. E também estar atento se tem algum convidado com vegetariano, ou com algum tipo de intolerância para ter uma opção que atenda eles no buffet. E lembre-se que possivelmente enquanto as pessoas estão chegando ao local, antes do casal, o ideal é servir um coquetel e drinks para os convidados não ficarem impacientes à sua espera.

Casamento é um assunto para horas e horas de conversa, busquei trazer para vocês os tópicos principais que percebo no meu dia a dia que aflige mais os casais.

Se você tiver qualquer dúvida, ou dicas, entre em contato com a gente, que vamos tentar ajudá-lo da melhor forma possível.

31 Mai 2019

Vou casar e agora??

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

10 lugares para você fazer seu ensaio fotográfico na Serra Gaúcha!

31 de Mai de 2019

Quem são os personagens do casamento além dos noivos?

01 de Mai de 2019

Uma nova era para nós! {Nova Identidade}

Se quiser, pode me chamar no whatsapp. :)
Logo do Whatsapp