31/05/2019 às 03:51 Ensaios Dicas

Ensaios na Praia - Dicas de como aproveitar ao máximo!

543
7min de leitura

Olá meus queridos!

Estou aqui novamente para escrever sobre um assunto que é muito comum, mas com o tempo coletei algumas dicas para compartilhar com vocês para vocês tirarem o máximo de proveito do ensaio.

Sei que muitas vezes os casais querem fazer o ensaio na praia, porém ficam com muito receio pela logística . Com as dicas que vou deixar neste post espero ajudar na sua decisão.

Vamos lá!

Dica 1 - Horário para as Fotos

Esta é uma questão que acho super importante sempre falar. Quais são os melhores horários para se fotografar ao ar livre?

Sempre que vamos fotografar pensamos na LUZ, afinal, sem luz, sem foto. hehehe... Então os melhores horários, em que a luz está em seu momento mais sublime, é ao nascer do sol e quando está chegando próximo o por do sol.

Então quais os horários recomendados?

- Pela manhã entre o nascer do sol (06:00hrs normalmente - até às 09:30 hrs).

- A tarde após as 16:30 até o por do sol ( normalmente próximo as 18:00 hrs , e no horário de verão próximo as 20:00 hrs.

- Tente evitar os horários entre 10:00 hrs da manhã, meio dia e até as 16:00 hrs, pois o sol está muito forte, a luz muito dura e você pode se queimar! hehehe...

Dica 2 - Agendamento x Tempo

Quando falamos em ensaios ao ar livre, precisamos contar com o fator do tempo. Já tivemos que, mais de uma vez transferir ensaios pelo fato do tempo não estar colaborando para o ensaio. Então o que eu sempre recomendo para ensaios ao ar livre:

- Se for agendado em finais de semana, é necessário contar com a sorte, pois normalmente fotógrafos possuem eventos em finais de semana e acaba se tornando complicado deixar mais de uma data de sobreaviso, mas isso é questão de acordar com seu fotógrafo, pois dependendo do período, o movimento está mais baixo e é possível deixar 2 datas pré definidas (ou até um sábado e domingo), caso um dia esteja ruim, aproveita-se o outro.

- Dias cinzas: A maioria pensa que dias cinzas são ruins para foto, pois todos querem um lindo por de sol, cores e etc... Mas ao contrário do que você está pensando, dias cinzas são muito bons para ensaios, pois a luz se torna mais suave, possibilitando até fotografar dentro dos horários onde o sol estaria mais forte. Isso traz mais flexibilidade na hora de sair para fotografar e você não fica preso aos horários recomendados (nascer e por do sol). Na minha opinião, o que mais faz diferença em um ensaio é a conexão do casal. Se vocês estão de bem e não se importam com o dia cinza, vão sem medo que o resultado possivelmente vai surpreendê-los.

- Dias de semana: Ensaio em dias de semana trazem grandes benefícios, ou seja, vocês podem ficar de olho na previsão do tempo e marcar em uma tarde (ou manhã) de folga. Normalmente fotógrafos possuem mais disponibilidade durante a semana, então se torna fácil combinar com eles mais próximo a data, e assim se programar com o tempo. Você viu na previsão do tempo que vai sair o sol, combine com o fotógrafo, e se você acordou e o "mar está para peixe", pegue suas coisas e corram para o ensaio. Assim vocês possuem mais margem de acerto e não precisam concorrer com o final de semana que o tempo está bonito. Eu acredito que vale muito a pena um turno de folga e um ensaio lindo, do que 2 finais de semana de stress por causa de chuvas e ensaios cancelados.

Dica 3 - Escolha o local adequado

Quando falo em local, sempre penso o seguinte. Escolha um lugar que tenha a ver com vocês!

Sabe por quê? Por que o local vai influenciar diretamente na experiência que vocês terão durante o ensaio. Afinal, o que vai ficar nas fotos é a experiência que vocês tiveram naquele dia.

Bato muito nessa questão por que vejo muito as pessoas escolherem ensaios na praia, mas na verdade o lugar não tem nada a ver com o casal. Então você chega lá e o cheiro de peixe te incomoda, a areia estraga o seu sapato, o vento desmancha o cabelo e etc...

Então, se você quer ensaio na praia, pense se esse local tem a ver com vocês, ou talvez marque um momento importante para vocês. Se vocês possuem algum vínculo com o local, ou se sentem bem naquele local, então possivelmente seja um local indicado para vocês. Mas se você pensa em ir apenas por que viu uma foto linda no por do sol de Torres, sugiro que reconsidere o local, pois possivelmente sua experiência não será a melhor.

Sempre digo que o local será responsável por boa parte da experiência, pois você poderá lembrar com carinho "daquele lugar que vocês adoram, ou que se conheceram, ou até que se criaram na infância", ou lembrar com ódio "daquele lugar que você odiou, por que você pisou na merda, rasgou a roupa, estragou o cabelo e etc...". Lembre-se que vocês estão lá para viver um momento importante, bonito e que ficará registrado nas fotos, para quando você olhar, ter uma lembrança boa, recordar com carinho daquele cantinho que vocês estavam.

Você pode fazer lindas fotos em sua própria casa, que é o seu cantinho, então, não se prenda por lugares que estão na moda. Prenda-se a lugares que façam sentido para você, e que vão lhe encher de inspiração e bons fluídos.

Dica 4 - Roupas

Roupas são uma questão bem delicada, afinal cada um possui seu estilo e se sente bem vestido de uma forma. Em todos os ensaios que eu faço eu envio um pdf com algumas dicas e instruções sobre roupas e maquiagem, e o que eu gosto de salientar é o seguinte:

- Escolha uma roupa que você se sinta bem, mas que tenha a ver com o local aonde vocês vão fotografar, e também com a proposta do ensaio. Pense que se você for fotografar na praia ao ar livre, aquele seu sapato de couro brilhante definitivamente não combina. Se você for na cachoeira, a camisa social também não é uma boa escolha. Então, acredito que a roupa é uma questão de bom senso. Mulheres normalmente são mais cuidadosas nesta questão e podem ajudar o companheiro a escolher algo. Se você esta na dúvida, vá com algo neutro, ou seja, branco e preto sempre são cores neutras e normalmente caem bem com outras roupas. Para ensaios ao ar livre, opte por algo mais leve e casual e nada muito social.

Sobre as trocas de roupa, sempre recomendo que sejam feitas no máximo 2 trocas de roupa, pelo fato de que as vezes perdemos muito tempo durante uma troca e outra e acaba ficando estranho posteriormente, roupas muito diferentes durante o ensaio. Eu particularmente gosto de apenas 1 look, pois o que realmente vai importar não é a roupa, afinal não estamos falando em um ensaio de moda, mas sim de um ensaio que VOCÊ é o ponto mais importante. O mesmo vale para acessórios, leve apenas o necessário e que você realmente acha que é relevante.

Sobre a maquiagem, fica bem livre também e sempre digo que vale o bom senso, afinal você vai fazer a maquiagem que tenha a ver com o local que vocês estarão fotografando. Saliento apenas a importância de você gostar da maquiagem, pelo fato de que não é possível mudá-la depois na pós produção. Se você não gostou, refaça! Ela deve estar exatamente do jeito que você imaginou, pois esta é uma questão bem complicada de mexer na pós produção.

Sei que você pode pensar: Ah, depois ajusta no Photoshop!

Pois é, a maquiagem pode arruinar seu rosto nas fotos se não estiver bem feita, pois o Photoshop pode sim mexer no seu rosto, mas você ficará parecendo de plástico. Eu, particularmente sou contra alterações totalmente destrutivas nas fotos, então procuro manter a naturalidade e as expressões. Afinal, eu fotografo pessoas e sentimentos, então preservo muito esta questão.

Claro que é possível tirar uma espinha chata que insistiu em ficar no seu nariz, mas existem limites na pós produção que devemos respeitar, afinal o Photoshop não é Deus, e não faz milagres.

Peço desculpas pela sinceridade, mas prefiro explicar que a maquiagem é um fator muito importante durante ensaios fotográficos, então use-a a seu favor!

Dica 5 - Viagem

Por último então, vamos falar da viagem!

Se você está pensando em fazer seu ensaio ao ar livre em uma praia próxima, ou local que não seja em sua cidade, se programe para sair cedo! Defina o horário para o ensaio (sugiro sempre a tarde após as 16:00), e saiam um pouco antes para ter uma margem de folga.

Se possível, combine com seu fotógrafo para irem juntos, assim vocês podem economizar no deslocamento da equipe de fotografia.

Para viagens, sempre recomendo levar água, uma roupa reserva, repelente de mosquitos (juro que faz diferença), protetor solar e o batom caso queira dar aquela reforçada durante o ensaio. :)

Saiam de casa de bem com a vida, descansados e conectados para fazer o ensaio. Se vocês não estão no clima ou algo aconteceu, converse com o fotógrafo e marque em um segundo momento, pois é muito importante que seja uma boa experiência, afinal ela ficará registrada nas fotos.

Não deixe de levar o seu cuzquinho (seu bichinho de estimação) se você quer que ele saia nas fotos, mas lembre-se de levar uma pessoa junto para cuidar dele durante o ensaio, afinal ele merece cuidados e alguém para dar atenção a ele quando o momento for apenas de vocês.

No mais, aproveite sempre esse momento para que ele seja a melhor experiência possível, afinal você terá ela para sempre registrada.

Se eu puder ajudar você em mais alguma outra questão, não deixe de entrar em contato comigo!

Entre em nossa página principal e cadastre seu email que será um prazer conhecer você e trocarmos uma ideia.

Um forte abraço e até a próxima!

Eduardo de Moraes

Aproveite para ver também 5 Dicas para gastar de forma inteligente no seu Casamento!

Clique aqui para ver as dicas!

31 Mai 2019

Ensaios na Praia - Dicas de como aproveitar ao máximo!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

10 lugares para você fazer seu ensaio fotográfico na Serra Gaúcha!

31 de Mai de 2019

Quem são os personagens do casamento além dos noivos?

01 de Mai de 2019

Uma nova era para nós! {Nova Identidade}

Se quiser, pode me chamar no whatsapp. :)
Logo do Whatsapp